BYD Yangwang U9 alcança quase 500 km/h e se torna o veículo elétrico de produção mais veloz do mundo

O Yangwang U9 Track Edition, versão mais extrema do supercarro elétrico da BYD, nem sequer foi apresentada e já foi colocado à prova. O supercarro alcançou os 472,41 km/h e pode ter se tornado o carro elétrico de produção mais rápido do mundo.

Um recorde ele já tem: o de carro chinês mais rápido do mundo. O Yangwang U9 já havia registrado a velocidade de 391,94 km/h em um teste anterior. A nova marca, de 472,41 km/h, foi registrada na pista de Papenburg, na Alemanha, e representa um aumento de 20,53% na velocidade.

Ainda não e o carro elétrico mais rápido do mundo, pois um protótipo da Universidade do Estado de Ohio chamado Venturi Buckeye Bullet 3 alcançou os 549,4 km/h em setembro de 2016.

O supercarro elétrico da BYD se aproximou dos recordistas de velocidade entre os supercarros a combustão, como o SSC Tuatara h (474.8 km/h), o Bugatti Chiron Super Sport 300+ (490 km/h) e o Koenigsegg Jesko Absolut (531 km/h). Além do mais, o BYD custa uma fração do preço destes carros: o equivalente a 232.500 dólares, contra os até 4,2 milhões de dólares dos demais.

O BYD Yangwang U9 já teve pelo menos 149 unidades entregues a compradores. Isto na versão convencional, pois o U9 Track Edition é especial: tem quatro motores elétricos independentes que somam 3.019 cv. Esta versão chega aos 100 km/h em 2,4 s, mesmo tempo da versão convencional, já conhecida, que tem 1.305 cv.

Neste teste, o Yangwang U9 Track Edition estava calçado com pneus semi-slick da Giti para minimizar a perda de torque e o desgaste em alta velocidade.

O U9 Track Edition não se diferiria muito da versão já conhecida, mas adiciona elementos funcionais voltados para uso em pista, com teto e asa traseira fixa em fibra de carbono, difusor com lâminas ajustáveis e a possibilidade de configuração com peças aerodinâmicas opcionais, como um divisor dianteiro em carbono em duas versões e uma asa traseira elétrica. As rodas de 20 polegadas são calçadas por pneus de perfil largo (325/35 R20).

Se os números forem mesmo esses, o Yangwang U9 Track Edition não é apenas o carro elétrico de produção mais rápido, como também o primeiro automóvel de produção em série a ultrapassar a marca dos 3.000 cv.

By Garagem Digital

You May Also Like